Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Virunga, o documentário

Leonardo Di Caprio é um dos produtores executivos e a direção é de Orlando Von Einsie. Este filme concorre ao Oscar 2015 na categoria "melhor documentário".

  fev 22, 2015     14:43
Virunga é um documentário que mostra a difícil realidade dos funcionários que defendem a fauna e a floresta das Montanhas de Virunga arriscando diariamente suas vidas e onde 130 guardas florestais já foram mortos. O Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo é Patrimônio da Humanidade e lar da maior parte dos últimos 800 gorilas das montanhas.

A República Democrática do Congo apesar de suas imensas riquezas naturais, vive sob imensa pobreza causada principalmente pelas incessantes guerras civis promovidas por três grupos de rebeldes, milícias, caçadores e empresas estrangeiras interessadas em explorar seus recursos naturais. A SOCO International é uma dessas empresas e a motivadora do documentário, porque tem uma concessão de exploração de petróleo e vem incisivamente adentrando o Parque para iniciar essa exploração desrespeitando as leis de conservação.

Os protagonistas são a jovem jornalista francesa Mélanie Gouby; vários guardas-florestais e o gerente do Parque Nacional Rodrigue Mugaruka Katembo, que foi capturado e torturado por 17 dias, mas sobreviveu; alguns funcionários destacando-se André Bauma, o cuidador e Emmanuel De Merode, que nasceu na Tunísia mas pertence à "nobreza Belga" e dirige o Parque desde 2008.

O Parque Nacional de Virunga, fundado em 1925 é o mais antigo parque nacional da África e foi declarado Patrimônio Mundial da Humanidade em 1979. Possui cerca de dois milhões de hectares e contém mais espécies de mamíferos, aves e répteis do que qualquer outra área protegida no continente Africano.

Site do documentário




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...