Marcelo Silva Sader

NetVet News

Veterinários e médicos deixam seus preconceitos de lado para trabalharem juntos

Intrínseco aos veterinários, os médicos estão aceitando a natureza animal de seus pacientes, e a deles também

  ago 20, 2015     18:05
Há muito ouvimos comparações entre médicos que tratam de pacientes humanos e aqueles que tratam dos outros animais. Médicos e veterinários. A própria denominação já é confusa. Aqueles que tratam dos humanos são chamados de "médicos", e aqueles que tratam de animais, apenas "veterinários". O termo "médico veterinário" não é comum.

Sou graduado em uma faculdade de Medicina Veterinária e me lembro que, quando estudante, um de meus vizinhos, estudante de medicina numa das melhores faculdades do Brasil, ironizava o fato de utilizarmos estetoscópio, e se divertia ao comparar as duas profissões. Como muitos outros médicos, ele se colocava em uma posição de superioridade, não só na importância de suas tarefas, mas também na profundidade de seu conhecimento.

Felizmente este cenário está mudando. Barbara Natterson-Horowitz, nesta palestra curta e fascinante, fala sobre como uma abordagem abrangente sobre a saúde das espécies, pode melhorar os cuidados médicos do animal humano, especialmente quando se trata de saúde mental.

"Quando entramos na faculdade de medicina aprendemos tudo o que existe sobre uma espécie, Homo sapiens, mas veterinários precisam aprender sobre a saúde e as doenças de mamíferos, anfíbios, répteis, peixes e aves."
Barbara Natterson-Horowitz
Barbara, professora do Department of Medicine Cardiology, University of California, Los Angeles, fala sobre o projeto "Darwin on Rounds" onde peritos em animais e biólogos evolucionistas são integrados à sua equipe médica.

Zoobiquity Conference

Resultado deste trabalho, a Zoobiquity Conference, evento que acontece desde 2012, consegue unir as profissionais e estudantes das áreas de medicina e medicina veterinária, fomentando discussões colaborativas sobre doenças comuns em pacientes humanos e animais.

Best Seller

O trabalho de Barbara resultou no livro Zoobiquity: The Astonishing Connection Between Human, que ficou entre os mais vendidos no ano de 2012.




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

  1. visitante

    Romário     novembro 11, 2015    04:47

    Responder

    Que iniciativa interessante. Talvez pudéssemos executar um pouco dessa prática durante nossa formação, com palestras e cursos que envolvessem ambas as profissões. A escola de ciências da saúde da Anhembi Morumbi poderia se engajar em realizar essa articulação como um projeto integrativo.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...