Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Uso de altas concentrações de lactato de sódio no tratamento da acidose metabólica

Estudo avalia o potencial alcalinizante de soluções eletrolíticas com concentrações elevadas de lactato de sódio

  mar 19, 2015     22:19
Uso de altas concentrações de lactato de sódio no tratamento da acidose metabólica
O tratamento de bovinos com quadro de acidose metabólica são comumente tratados com soluções tamponantes, e as soluções de bicarbonato de sódio infundidas por via intravenosa são consideradas de eleição para o tratamento dessa condição.

O Ringer com lactato (SRL) também pode ser utilizado, contudo, é uma solução empregada para a correção simultânea da desidratação, dos desequilíbrios eletrolíticos e da acidose metabólica. O SRL é a única opção comercial brasileira para administração intravenosa que contém tampão metabolizável em sua composição. O potencial alcalinizante é comprovadamente reduzido tanto em bezerros sadios quanto em ovelhas sadias, justamente devido à sua baixa concentração de lactato (28mEq/L).

Neste estudo, realizado na Universidade de Londrina, avaliou-se o potencial alcalinizante de soluções eletrolíticas com concentrações elevadas de lactato de sódio em bezerros sadios. Foram idealizadas seis soluções contendo 28, 56 e 84mEq/L de lactato (L28, L56 e L84) ou de bicarbonato (B28, B56 e B84), com concentrações de sódio, de potássio e de cálcio semelhantes às da solução de Ringer com lactato (SRL).

Os pesquisadores concluíram que o efeito alcalinizante produzido com a infusão da solução eletrolítica com concentração elevada de lactato de sódio (84mEq/L) foi suficiente para a correção do grau moderado de acidose metabólica. Entretanto, recomendam que a eficácia terapêutica deve ser comprovada em estudos futuros com bezerros desidratados e acidóticos.

Acesse o artigo na íntegra:
Efeito alcalinizante de soluções eletrolíticas intravenosas com concentrações elevadas de lactato de sódio infundidas em bezerros sadios
Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.67 no.1 Belo Horizonte fev. 2015




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...