Marcelo Silva Sader

Tecnologia Aplicada

Tecnologias contra o plágio de trabalhos científicos

Docentes tem em mãos ferramentas eficazes de identificar conteúdo potencialmente plagiado, mesmo que escrito em outros idiomas

  abr 29, 2015     08:49
Tecnologias contra o plágio de trabalhos científicos
Para aqueles que se formaram há 20 ou 30 anos, como é o meu caso, é realmente impressionante observar a evolução da tecnologia aplicada à área acadêmica. Na década de 80 usávamos os primeiros computadores pessoais, XT 286, não tínhamos internet e os trabalhos eram escritos em máquinas de escrever. Errar uma letra na última linha da folha significava escreve-la novamente.

Os alunos de hoje têm a seu favor a Rede Mundial de Computadores. Trabalhos disponibilizados na íntegra instigam os alunos a usar as duas mais famosas combinações de teclas do computador: CTRL+C e CTRL+V. Plagiar ficou mais fácil. O trabalho dos orientadores, muito mais dicícil.

O mercado está crescendo de maneira a suportar investimentos significativos no desenvolvimento de sistemas de informática criados especificamente para atender a demanda por ferramentas na área de educação e pequisa.

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) conta com o Turnitin, software de verificação de originalidade, que ajuda os professores a detectar citações incorretas ou plágio nos trabalhos dos alunos. O sistema conta com muitas outras funcionalidades que permitem aos docentes gerenciar melhor os trabalhos de seus alunos.

A iParadigms, empresa que criou o Turnitin, anunciou em 2012, o lançamento da tecnologia de tradução automática que permite ao Turnitin identificar o conteúdo potencialmente plagiado que fora traduzido. A nova tecnologia oferece uma arma importante aos educadores, na medida em que estes se deparam com um aumento de plágio da Internet traduzido pelos estudantes mais experientes e que são proficientes em inglês.

Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos mantém o Portal da Escrita Científica, que reúne ferramentas de apoio à produção de artigos, dissertações, teses e outras publicações, gerenciamento de referências bibliográficas, editoração e outros recursos. Além de oferecer uma lista com mais de dez softwares anti-plágio e três sites que oferecem serviços semelhantes, o Portal da Escrita disponibiliza outras ferramentas computacionais que auxiliam a comunidade acadêmica na redação de trabalhos científicos.

Para saber mais acesse:

Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB) da UNESP - Sobre o Turnitin;

Canal da CGB no Youtube para ver os vídeos sobre o Turnitin;
Turnitin - Página oficial.
IPTV USP - TURNITIN: ferramenta de busca de similaridade na Internet e em banco de dados - Maith Martins de Oliveira




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...