Marcelo Silva Sader

Tecnologia Aplicada

Software identifica animais através do som emitido

O sistema estabelece correlações utilizando vocalizações digitalizadas de todos os grupos de animais vertebrados e invertebrados, desde insetos até baleias

  mar 10, 2015     16:08
O software é resultado do projeto de pesquisa "NavScales: navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento", realizado com apoio da FAPESP no âmbito de um acordo de cooperação com a Microsoft Research.

Os cientistas da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard (FNJV) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em colaboração com colegas dos Laboratórios de História Natural de Anfíbios Brasileiros (LaHNAB) e de Sistemas de Informação (LIS), da mesma universidade, são os responsáveis pelo desenvolvimento.

O projeto surgiu da necessidade de identificar animais cujas vocalizações foram coletadas nas décadas de 80 e 90 e que fazem parte do acervo da FNJV. São mais de 30.000 vocalizações de todos os grupos de animais vertebrados e invertebrados, desde insetos até baleias. Aves e anfíbios são maioria e muitas delas não possui exata identificação.

O sistema, batizado de Wasis - Wildlife Animal Sound Identification System, estabelece correlações entre o áudio capturado para análise e aqueles armazenados no banco de dados, e indica a espécie com determinada probabilidade de acerto.

As vocalizações estão sendo digitalizadas e incorporadas a um banco de dados aos poucos. É um trabalho cuidadoso e demorado. Até o fechamento desta matéria, a digitalização de vocalizações de cerca de 120 espécies de anfíbios foi concluída.

O software permite ainda que os usuários incluam vocalizações próprias ao banco de dados. A ideia é que no futuro, os bancos de dados dos usuários sejam compartilhados, caracterizando o Wasis como um software colaborativo, ampliando exponencialmente as possibilidades de identificação de animais.

A versão beta (em fase de desenvolvimento) pode ser baixada gratuitamente no site Amphibians Natural History Lab, mantido pelo Dr. Luís Felipe Toledo, professor do Instituto de Biologia da Unicamp e Curador da Fonoteca Neotropical Jacques Vielliard - FNJV.

Acesse:

Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

  1. visitante

    Josi     maio 24, 2016    13:42

    Responder

    Renda extra com produtos web incríveis Venha fazer parte de uma empresa que é campeã no segmento de tecnologia e tem criado tendências. É sua grande oportunidade de gerar renda extra com marketing multinível de produtos web incríveis: sites, lojas virtuais, sites para imobiliárias, sites para venda de veículos, entre outros, acesse nosso site e conheça nossos produtos; http://www.gorilapro.com.br/

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...