Marcelo Sader

Tecnologia Aplicada

Software ajuda produtores a formular ração para frango

O objetivo dos pesquisadores é fomentar o interesse em modelagem entre produtores e nutricionistas, ferramenta que tem sido utilizada no exterior, porém pouco usada por brasileiros.

  jan 29, 2015     21:46
Software ajuda produtores a formular ração para frango
Pesquisadores da Unesp de Jaboticabal com apoio da FAPESP desenvolvem o software Avinesp: Modelo de Predição de Crescimento e exigências nutricionais, de acesso livre, que auxilia os produtores na formulação da ração e representa uma ferramenta para tomadas de decisões.

O Avinesp estima consumo de ração, peso vivo, composição corporal e exigências nutricionais de frangos de corte e frangas de reposição. Além disso, simula respostas das aves aos efeitos da dieta e do ambiente. "A composição da dieta e o genótipo das aves são considerados nesse modelo", disse Sakomura.

O Avinesp é uma ferramenta para nutricionistas e para produtores, já que pode ser utilizada para tomada de decisões sobre estratégias de alimentação das aves.

O software está acessível na página do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem e Nutrição de Monogástricos.

O pedido de registro do programa de computador já foi protocolado pela Agência Unesp de Inovação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O Projeto Temático contou com a participação de 11 pesquisadores brasileiros, da África do Sul e da Alemanha. Além do software, resultou em 11 dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como alvo determinar as exigências de aminoácidos na manutenção, crescimento e produção de ovos e de frangos para abate e elaborar modelos para predizer as exigências nutricionais.

Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem e Nutrição de Monogástricos (GNUTRIM)




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...