Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Seu cachorro é um gênio! Como os cães são mais inteligentes do que se pensa

Esse livro o ensinará a como se conectar com um cão de modo inteiramente novo e revolucionário, explorando sua complexa inteligência

  mai 08, 2015     19:27
Seu cachorro é um gênio! Como os cães são mais inteligentes do que se pensa
Com uma leitura divertida e interessante, Brian Hare professor do Departamento de Antropologia Evolutiva do Centro de Neurociência Cognitiva da Duke University, onde fundou o Duke Canine Cognition Center e sua esposa Vanessa Woods, jornalista premiada, cientista e pesquisadora desse centro, revelam tudo o que você sempre sonhou saber sobre o funcionamento da mente de seu cão.

A grande revolução científica de Hare foi descobrir que os cães, quando começaram a ser domesticados, há mais de 40 mil anos, teve como resultado um novo tipo de inteligência social. Em termos de comunicabilidade e comportamento, eles estão se tornando cada vez mais parecidos com filhotes humanos e mais distantes de seus ancestrais, os lobos.

"Se apontamos algo a um bebê, ele entende sobre o que estamos falando - ainda que não saiba exatamente o que está sendo dito", diz Hare. Outro exemplo seria o latido, uma forma de imitar a fala humana. De acordo com Hare, que é também membro do Conselho de Neurociência Cognitiva da Duke University, os lobos, ancestrais dos cães, raramente latem para se comunicar. Para ele, cães latem porque nos veem falando.

De forma simples e acessível, mas com profundo conhecimento científico sobre a mente canina, suas variações entre os tipos de raças, serão apresentadas propostas atividades ou jogos que podem lhe ajudar a identificar o perfil de inteligência de seu cão e a compreender como eles pensam, agem e enxergam o mundo.

Clique aqui e leia um trecho do livro Seu cachorro é um gênio! Como os cães são mais inteligentes do que se pensa
Brian Hare e Vanessa Woods - Tradução: Laura Alves e Aurélio Rebello
2013 - Editora: Zahar
ISBN 9788537811405 - Disponível no iPhone, iPad, iPod touch e Mac.




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...