Marcelo Silva Sader

Tecnologia Aplicada

Scanner 3D é usado para fabricação de implante durante a cirurgia

Pesquisadores portugueses desenvolvem metodologia para fabricação rápida de implantes ortopédicos

  fev 05, 2015     23:48
Scanner 3D é usado para fabricação de implante durante a cirurgia
Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento uma metodologia de fabricação rápida de implantes ortopédicos, em simultaneidade com a intervenção cirúrgica, considerando duas potenciais aplicações na área ortopédica: a fabricação de implantes anatomicamente adaptados e a fabricação de implantes para substituição de perdas ósseas.

O trabalho, publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, teve a participação de professores das áreas de engenharia mecânica e medicina veterinária.

A inovação do trabalho desenvolvido consiste na obtenção in situ da geometria do implante, através da impressão direta de um material elastomérico (polivinilsiloxano) que permite obter com grande exatidão a geometria pretendida. Após digitalização do modelo obtido em material elastomérico, o implante final é fabricado por maquinagem recorrendo a um sistema de CAD/CAM dedicado.

O implante após esterilização, pode ser colocado no paciente. O conceito foi desenvolvido com recurso a tecnologias disponíveis comercialmente e de baixo custo. O mesmo foi testado sob a forma de uma artroplastia da anca realizada in vivo numa ovelha. O acréscimo de tempo de cirurgia foi de 80 minutos sendo 40 diretamente resultantes do processo de fabricação do implante.

O sistema desenvolvido revelou-se eficiente no alcance dos objetivos propostos, possibilitando a fabricação de um implante durante um período de tempo perfeitamente compatível com o tempo de cirurgia.

Fonte: Rev. bras. ortop. vol.44 no.3 São Paulo May/June 2009




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...