Marcelo Silva Sader

NetVet News

Saiba como pesquisar na montanha de artigos produzidos anualmente pela Embrapa

A chave para encontrar a informação que precisa é definir previamente o canal adequado às suas necessidades

  mar 20, 2015     20:11
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foi criada em 26 de abril de 1973 e é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

É uma empresa de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Sua agenda é inteiramente voltada a prover novos conhecimentos, grande parte traduzida em produtos, processos e serviços para o setor agropecuário, sempre buscando aumentar a competitividade e sustentabilidade da agropecuária brasileira.

A produção científica da Embrapa ocupa lugar de destaque entre as instituições de pesquisa do País. Os novos conhecimentos são compartilhados por meio de artigos científicos, livros, periódicos técnicos, cursos, palestras entre outros.

Os números impressionam. A equipe é formada por 2.444 pesquisadores, 84% com doutorado ou pós-doutorado em universidades do Brasil e do exterior. O orçamento de 2014, divulgado no site oficial, é de R$ 2,6 bilhões.

A Embrapa, em 2013, publicou 2.914 artigos em anais de congressos e 2.340 artigos científicos em periódicos indexados, sendo que 1.806 desses artigos científicos foram publicados por periódicos indexados de maior impacto para a comunidade científica mundial.

Pesquisar nesta montanha de artigos não é uma tarefa fácil. É preciso escolher o canal de pesquisa correto para cada necessidade. Aqui a dica é começar pelo link Publicações. praticamente todo material pode ser acessado na íntegra.

Canais

Livraria. Loja virtual de livros onde a maioria são e-books no formato ePub.

Infoteca-e - Informação Tecnológica em Agricultura. Conteúdos editados na própria instituição em forma de cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão. Material criado com linguagem adaptada para produtores rurais, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais.

Alice - Repositório Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa. Permite acesso à íntegra de Informações científicas produzidas por pesquisadores da Embrapa e editadas em capítulos de livros, artigos em periódicos indexados, artigos em anais de congressos, teses e dissertações, notas técnicas, entre outros.

SABIIA - Sistema Aberto e Integrado de Informações em Agricultura. É um mecanismo de busca automatizado que coleta e centraliza metadados de provedores de dados científicos de acesso aberto, previamente selecionados. A relação de bases de dados é realmente impressionante.

BDP@ - Base de Dados da Pesquisa Agropecuária. A busca avançada permite filtrar por ano de publicação, tipo de publicação, biblioteca, idioma e tipo de material.

PAB - Pesquisa Agropecuária Brasileira. Revista editada mensalmente pela Embrapa com o objetivo de divulgar trabalhos técnico-cientí­ficos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas à agropecuária. É indexada pelo ISI (Web of Science e Current Contents: Agriculture, Biology & Environmental Science), CAB Abstracts, AGRIS e SciELO. A pesquisa pode também ser feita em formulário próprio.




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...