Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Produção e composição química da Brachiaria brizantha cv. MG-4 sob efeito de adubação com NPK

Avaliação dos efeitos de combinações de doses de nitrogênio, fósforo e potássio sobre a produção de matéria seca e composição química de Brachiaria brizantha.

  jan 18, 2015     10:26
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de combinações de doses de nitrogênio, fósforo e potássio sobre a produção de matéria seca e composição química de Brachiaria brizantha cv. MG-4.

O experimento foi composto por 16 tratamentos de NPK, conforme matriz experimental Plan Puebla II, distribuídos em delineamento inteiramente casualizado com cinco repetições. Utilizou-se um Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico Arênico e, como fonte de N, P e K, foram utilizados sulfato de amônio e uréia, superfosfato triplo e cloreto de potássio, respectivamente.

O material coletado foi separado em colmo e folha, e pré-seco para a determinação da produção matéria seca de folhas (MSF), colmos (MSC) e total (MST), teor de proteína bruta (PB), N, P e K. A adubação promoveu incremento na produção da B. brizantha cv. MG-4, cujas doses de 360-370-360 g vaso-1 de NPK, respectivamente, proporcionaram 95% da maior produção de MST observada.

As produtividades máximas foram nas doses de 373, 407 e 317 mg dm-3 de N de solo para MST, MSF e MSC, respectivamente. As doses de N proporcionaram incrementos nos teores de PB das folhas. As adubações fosfatada e nitrogenada proporcionaram aumento na quantidade acumulada de N, P e K na B. brizantha cv. MG-4.

Acta Sci., Anim. Sci. vol.33 no.2 Maringá abr./jun. 2011




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...