Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Pitiose cutânea equina diagnosticado por meio de caracterização clínica e avaliação histopatológica

O diagnóstico de pitiose foi confirmado em 100% dos casos pela imunomarcação positiva (LSAB) para Pythium insidiosum

  jan 22, 2015     21:06
A zigomicose constitui um conjunto de afecções micóticas de estreita semelhança anatomopatológica, que acomete a pele e o tecido subcutâneo, o trato digestório e o respiratório, especialmente de equinos (Rodrigues e Luvizotto, 2000; Biava et al., 2007). Constitui um grupo complexo de doenças piogranulomatosas que inclui a pitiose, a conidiobolomicose e a basidiobolomicose, causadas por Pythium insidiosum, Conidiobolus coronatus e Basidiobolus haptosporus (Basidiobolus ranarum), respectivamente.

Avaliaram-se 12 feridas granulomatosas em membros torácicos e pélvicos de equinos da raça Pantaneira. Foi realizado diagnóstico sugestivo para pitiose cutânea de acordo com as características clínicas das feridas e avaliação histopatológica, com as colorações de hematoxilina-eosina (HE) e Prata Metenamina de Grocott (GMS).

A confirmação do diagnóstico foi realizada por exame imuno-histoquímico, método streptavidina-biotina marcada (LSAB). O diagnóstico histopatológico foi de dermatite piogranulomatosa, focal extensa, acentuada, associada a "pseudo-hifas" características de Pythium insidiosum (pitiose cutânea), nos 12 animais desta pesquisa.

O diagnóstico de pitiose foi confirmado em 100% dos casos pela imunomarcação positiva (LSAB) para Pythium insidiosum, caracterizada pela visualização de estruturas ramificadas e septadas, sendo observados 100% de paridade entre as técnicas.

É possível concluir que a caracterização clínica das feridas granulomatosas com aspecto de pitiose em equinos associada ao resultado histopatológico sugestivo para pitiose equina constituem métodos de diagnóstico confiáveis, os quais podem ser confirmados pela técnica de imuno-histoquímica.

Fonte: Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.66 no.1 Belo Horizonte jan./fev. 2014




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...