Marcelo Sader

Produção Científica

Pesquisadores cariocas estudam a cinemática de equinos da raça Brasileiro de Hipismo

Estudo ajuda a entender até que ponto a habilidade em desportos equestres é inata ou pode ser desenvolvida somente com o treinamento

  mar 04, 2015     19:43
Pesquisadores cariocas estudam a cinemática de equinos da raça Brasileiro de Hipismo
Os autores deste trabalho avaliaram o efeito do treinamento sobre as variáveis da cinemática de equinos jovens no salto em liberdade. Foram utilizados 14 equinos da raça Brasileiro de Hipismo da Escola de Equitação do Exército, Rio de Janeiro.

Os equinos realizaram dois protocolos de avaliação de salto, um antes e outro após o treinamento. O treinamento teve a duração de cinco meses e consistiu em 50 minutos de atividade física por dia, com exercícios de flexionamento, condicionamento físico e trabalho específico de salto de obstáculos.

Nos protocolos de avaliação, foram filmados cinco saltos em liberdade. Com auxílio de marcadores reflexivos fixados nos equinos em pontos anatômicos, utilizados como pontos de referência, e filmagens foram realizadas com câmera de 100Hz, foi possível avaliar as características cinemáticas no salto.

Segundo os autores, o treinamento resultou no aumento das variáveis: velocidade da passada anterior ao salto, velocidade do salto, deslocamento horizontal da cernelha no salto, ângulo escapuloumeral, distância vertical entre as articulações escapuloumeral e metacarpofalângica, ângulo coxofemoral e ângulo femorotibial. No entanto, os valores dos ângulos umerorradial e tibiometatarsiano apresentaram redução após o treinamento.

Conclui-se que o treinamento específico para salto com cinco meses de duração altera algumas variáveis cinemáticas dos equinos no salto de obstáculo proporcionando melhoria, principalmente, na trajetória do salto. Contudo, os resultados da variável amplitude da passada anterior ao salto, bem como da amplitude do salto, não apresentaram influência do treinamento.

Para saber mais

Efeito do treinamento sobre a cinemática de equinos no salto de obstáculos
Arq Bras Med Vet Zootec vol.66 no.6 Belo Horizonte dez. 2014




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...