Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Pele com regeneração epitelial e cicatrização com 14 dias de evolução

Descrição histopatológica detalhada da cicatrização com 14 dias de evolução, ilustrada com fotomicrografia

  abr 17, 2015     12:41
Pele com regeneração epitelial e cicatrização com 14 dias de evolução
Fotomicrografia de corte histológico de pele fina, corada pela hematoxilina-eosina, com epitélio delgado, do tipo pavimentoso estratificado, com escassez de camadas e derme subjacente com numerosos anexos dérmicos. Trata-se de material coletado com 14 dias de evolução de processo de cicatrização.

Examinando-se da epiderme para a derme papilar e reticular, nota-se o epitélio regenerado e remodelado e, na derme, sobretudo na área de lesão, processo mais evoluído de cicatrização, onde se observa predomínio de componentes celulares representados por fibroblastos proliferados, redução de vasos neoformados e aumento de depósito de material amorfo e acidófilo, que corresponde a deposição de colágeno.

Note, comparando com a lâmina anterior (com 7 dias de evolução do processo de cicatrização), que já há uma certa dificuldade de delimitar a área de lesão, devido a evolução da cicatriz, que tende, como o evoluir do tempo, a diminuição significativa da celularidade, desaparecimento dos neovasos e aumento crescente de depósito de colágeno.

Diagnóstico: PELE COM REGENERAÇÃO EPITELIAL E CICATRIZAÇÃO COM 14 DIAS DE EVOLUÇÃO.
Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Pele com regeneração epitelial e cicatrização com 7 dias de evolução
Pele com regeneração epitelial e cicatrização com 7 dias de evolução

Revisão de Histologia
Revisão de Histologia

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Comentários

  1. visitante

    Fernanda     maio 19, 2016    13:04

    Responder

    Gostaria de agradecer aos professores Edson e Guerra pelo material tão útil e esclarecedor não só para as provas, mas para recorrente estudo.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...