Marcelo Silva Sader

NetVet News

Ocorrência de Mormo no Rio Grande do Sul

Caso confirmado em junho de 2015 preocupa veterinários e criadores gaúchos

  ago 24, 2015     01:11
Trata-se do primeiro caso de mormo em um equino do rebanho gaúcho. A confirmação se deu em junho de 2015 e colocou os criadores do Rio Grande do Sul em alerta.

O caso ocorreu em um equino no município de Rolante. Exames realizados nos demais 38 animais da propriedade resultaram em negativo para a doença. Novos exames deverão ser realizados em 45 e 90 dias.

Segundo normas do Ministério da Agricultura, quando a doença é confirmada, o exame de mormo passa a ser exigido para a emissão da Guia de Trânsito Animal. Eventos importantes para a região tiveram que ser transferidos por questões operacionais.

Na sexta-feira (20/08/2015) o Jornal Zero Hora divulgava notícia de um possível caso de mormo em um jovem de 19 anos, internado em hospital no município de Frenteira Oeste.

Saiba mais:

Mormo ainda preocupa autoridades sanitárias do norte do Brasil
Jornal Zero Hora - Estado tem suspeita de caso de mormo em humano
Jornal Zero Hora - Primeiro caso de mormo em equino no RS põe criadores em alerta




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...