Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

"O Ano do Lobo-Guará"

Em março de 2015 será lançado o "Programa para a Conservação do Lobo-Guará" que visa sensibilizar a população para a necessidade da conservação da espécie.

  fev 28, 2015     17:07
"O Ano do Lobo-Guará"
Em 2015, foi instituído o Ano do Lobo-Guará, em uma parceria entre o "Programa para a Conservação do Lobo-Guará - Lobos da Canastra e a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB), com o intuito de despertar a necessidade da preservação da fauna e buscará promover a mitigação dos conflitos entre essa espécie e as populações no entorno.

Em 2015 a campanha "O Ano do Lobo-Guará" permitirá que a SZB, através de seus 20 milhões de visitantes anuais e da distribuição de material informativo (cartilhas, adesivos, carteirinha e cartazes) nos zoos e aquários, não apenas a população local, mas todo o país na conservação dos lobos-guará.

O lançamento da campanha será em março de 2015, durante o 39º Congresso da SZB, em Foz do Iguaçu, onde serão apresentadas palestras, minicurso de fotografia e conservação, com a presença da equipe do projeto e dos autores do livro "Histórias de um Lobo" Rogério Cunha de Paula e o fotógrafo Adriano Gambarini.

Saiba mais:

O Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul, identificado desde o sul da Amazônia até o Uruguai. Sua espécie é chamada de Chrysocyon brachyurus, que quer dizer "animal dourado de cauda curta", também é conhecido como guará, aguará, aguaraçu, lobo-de-crina, lobo-de-juba, lobo-vermelho ou lobo. É territorialista e possui hábitos noturnos, apresentando mais agilidade ao entardecer e ao amanhecer, descansando durante o restante do dia. Tem população total estimada em 23.600 indivíduos, dos quais 21.746 encontram-se no Brasil, aproximadamente 1.000 na Bolívia, 880 no Paraguai e 660 na Argenta. Para a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), o estado de conservação da espécie é pouco preocupante. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), considerada a espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável.

2013 - lançamento do livro "Histórias de um Lobo", autor Rogério Cunha de Paula, fotografias de Adriano Gambarini. Primeira publicação que retrata com profundidade a espécie, descrevendo desde histórias, lendas e mitos que envolvem o lobo pelo interior do Brasil, até as mais recentes descobertas nas questões biológicas e de distribuição da espécie.

2014 - o livro "Histórias de um Lobo" foi finalista do Prêmio Jabuti, o mais importante prêmio de literatura brasileira, na Categoria Ciências Naturais.

O "Programa para a Conservação do Lobo-Guará - Lobos da Canastra" tem 10 anos de pesquisa e conta com ações práticas para conservação do animal na serra da Canastra, em Minas Gerais.

O programa "Sou Amigo do Lobo" busca informar e envolver toda a sociedade na conservação da espécie. O projeto não limita apenas aos moradores da Serra da Canastra, mas também serviu como modelo para outros locais de conflitos com a fauna.

Acesse: Programa visa sensibilizar população para a conservação do Lobo-Guará




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...