Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Novas listas nacionais das espécies ameaçadas de extinção

Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas de Extinção - Dezembro de 2014.

  fev 17, 2015     20:28
Novas listas nacionais das espécies ameaçadas de extinção
No Brasil, 1173 animais estão ameaçados de extinção, de acordo com o último estudo do Ministério do Meio Ambiente. As 1as listas elaboradas sobre esse tema vinham de pessoas ou instituições privadas e foram muito importantes para alertar sobre o problema, mas não obrigavam pessoas ou instituições a tomar cuidados especiais com tais espécies nem permitiam a aplicação de punições para quem viesse a contribuir para seu prejuízo. Isso só pode ser feito pela primeira vez a partir da Portaria 303 de 29 de maio de 1968 do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal - IBDF. Essa Portaria é historicamente importante porque com ela ficou instituída a 1ª Lista Oficial Brasileira das Espécies de Animais e Plantas Ameaçadas de Extinção no país. Dela constam 45 espécies de animais e 13 de plantas. A partir de então, o roteiro metodológico se enriqueceu e o número de espécies nas listas infelizmente cresceu.

O custo da perda da biodiversidade é imensurável, mas um documento de acordo com a Convenção da Diversidade Biológica, o comprometimento da biodiversidade poderá vir a custar uma perda de 6% a 7% do produto bruto mundial ao ano, até 2050. Isso afetaria gravemente as populações mais carentes, que dependem dos ecossistemas naturais para obter alimentos, medicamentos e bioenergias. Exemplo disso é o da comunidade pesqueira de Cabo Frio, que já tem se manifestado contra a Portaria 445/2014, porque sua subsistência consistia basicamente, da comercialização de algumas das espécies proibidas, como o Pargo, a Garoupa e o Cação. Porém, sabe-se que a continuidade da pesca só agravaria mais a situação.

No link abaixo você pode pedir pela manutenção Integral dessa Portaria e ainda divulgá-la. Participe:
Manutenção integral da Portaria 445/2014 - MMA que trata das espécies de Peixes e Invertebrados Aquáticos Ameaçados de Extinção

Acesse os links a seguir e consulte as listas oficiais:

CNCFlora - Centro Nacional de Conservação da Flora

ICMBio - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Portaria No - 39, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...