Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Nestlé Purina está sendo processada por morte de cães nos Estados Unidos

O processo foi formalizado com a alegação de que a ração Beneful causou doenças e mortes em mais de cem cães

  fev 26, 2015     15:13
Nestlé Purina está sendo processada por morte de cães nos Estados Unidos
O processo foi Inicialmente formalizado contra a marca de rações da Nestlé Purina por Frank Lucido, Califórnia - Estados Unidos. Ele afirma que três de seus cachorros ficaram gravemente doentes após comerem exclusivamente a ração Beneful da Purina, por um período de tempo menor que um mês e um deles veio a falecer.

Outros cães também morreram e seus tutores se uniram a Lucido no processo e relataram que seus cães também comeram somente ração Purina e que tiveram falha no funcionamento do fígado, hemorragia interna, vômitos, diarreia, desidratação, perda de peso, convulsões, inchaço e perda das funções renais. No processo, eles pedem que o fabricante devolva o dinheiro gasto com a compra das rações, pague as despesas com os cuidados com seus animais e uma indenização de US$ 5 milhões por danos.

A Association for Truth In Pet Food, testou a ração Beneful Original para a ação e encontrou níveis perigosos de mycotoxins, que são toxinas liberadas por fungos que aparecem em grãos. E considera que o propilenoglicol, encontrado na ração também poderia ser prejudicial.

A empresa argumenta que o composto propilenoglicol é seguro e aprovado pela agência americana de alimentos (FDA) e os advogados da Nestlé Purina consideram o processo "sem mérito".

Além desse processo, houve mais de 3.000 reclamantes sobre o produto Beneful, nos últimos quatro anos na internet. A marca Beneful já sofreu outros dois processos com as mesmas alegações, porém esses casos foram julgados improcedentes pelos tribunais.

Curiosidade

Em 2012, a FDA (Federal Drug Administration) estimou que ao menos 1.000 cães nos EUA, adoeceram por ingestão de petiscos fabricados na China. A Purina e a Del Monte Corp, a outra grande fabricante de alimentos para cães envolvida, negaram qualquer irregularidade na época das acusações. Entretanto as empresas criaram um site propondo um acordo de indenização aos que apresentassem o pedido em seu formulário.

Fonte: CNN.com




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...