Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Necrose caseosa

Descrição histopatológica detalhada da necrose de caseosa, ilustrada com fotomicrografia

  fev 21, 2015     12:42
Necrose caseosa
Trata-se de fotomicrografia de corte histológico de pulmão, corado pela hematoxilina-eosina, mostrando espaços alveolares, delimitados por séptos de tecido conjuntivo frouxo, bem vascularizado, rico em vasos linfáticos, que encontram-se dilatados e repletos de linfa, cavéolas revestidas por pneumócitos tipos I e II.

Nota-se extravazamento de plasma no interstício e nos espaços alveolares, além de inúmeros vasos extensamente dilatados e congestos, aliado a brônquios e bronquíolos, sem alterações dignas de nota. Contemplamos, na descrição a justificativa do órgão como sendo pulmão, acrescido de alterações hemodinâmicas evidentes.

No que diz respeito à lesão, nota-se área isolada, com formação de lesão crônica granulomatosa, com área central com necrose de caseificação, caracterizada por massa amorfa e acidófila, com deposição de calcio (granulações basofílicas grosseiras, que se coram fortemente em azul ou roxo pela hematolixlina), compatível com quadro de calcificação distrófica.

Circunscrevendo a aludida área, nota-se colar de células pequenas e redondas, composta de linfócitos, monócitos recém migrados e macrófagos. Próximo ao centro do granuloma, há células maiores, com citoplasma claro, núcleo vesiculoso e excêntricamente localizado, sugerindo tratar-se de células epitelióides (para caracterizá-las de forma fidedigna necessitamos utilizar de preparados em microscopia eletrônica de transmissão).

Fazendo parte do cenário celular, observamos inúmeras células gigantes inflamatórias, tipo Langhans, com numerosos núcleos que se distribuem em citoplasma abundante e na periferia do mesmo, formando figura em formato de ferradura.

Diagnóstico: NECROSE CASEOSA OU DE CASEIFICAÇÃO, COM CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA EM PULMÃO.

Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Necrose caseosa em vídeo
Necrose caseosa em vídeo

Patologia, Histopatologia, Função e Disfunção
Patologia, Histopatologia, Função e Disfunção

Comentários

  1. visitante

    Raderson     novembro 06, 2015    20:50

    Responder

    Acho que o site é um excelente trabalho elaborado pensando em alunos que realmente necessitam do site, é extremamente importante para os alunos do noturno pelo simples motivo de não terem tempo hábil para realizar estudos aprofundados. O site vem para facilitar e agregar conhecimento dos alunos sem que deixe o aluno do noturno tem tenha queda na qualidade de ensino. Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado professores Edson Rodrigues Pereira e José Luis Guerra e seus colaboradores.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...