Marcelo Silva Sader

NetVet News

Mormo ainda preocupa autoridades sanitárias do norte do Brasil

Rondônia teve seu primeiro caso de mormo oficialmente identificado em 2013

  ago 24, 2015     00:07
Mormo ainda preocupa autoridades sanitárias do norte do Brasil
O anúncio, feito pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON), alerta para a constatação de um caso de mormo em um cavalo no município de Cujubim/RO, ocorrida junho de 2013. O animal foi sacrificado conforme determina a legislação de defesa sanitária animal.

O Mormo, doença da lista das doenças de notificação obrigatória da Organização Mundial de Sanidade Animal (OIE), possui como agente causal uma bactéria denominada Burkholderia mallei que acomete os cavalos e, de forma mais grave, os asininos e muares, podendo acometer inclusive o ser humano.

A doença está incluída entre aquelas passíveis de aplicação das medidas previstas no Regulamento de Defesa Sanitária Animal (Art. 61 e 63 do Decreto n° 24.548 de 03/07/1934), sendo obrigatório o sacrifício dos animais doentes, uma vez que não existe cura e trata-se de uma enfermidade de interesse de Saúde Pública.

História

Após vários relatos da ocorrência da enfermidade em equídeos e humanos, com caracterização dos achados epidemiológicos, clínicos, microbiológicos e histopatológicos, a doença parecia ter sido erradicada no Brasil. A última referência a um foco de mormo no município de Campos, Estado do Rio de Janeiro, foi feita em 1960.

O ressurgimento da doença foi descrito em trabalho publicado na revista "Pesquisa Veterinária Brasileira" em dezembro de 2000, que alertou para a necessidade de realização de inquéritos soro-epidemiológicos em todo o plantel de equídeos dos Estados de Pernambuco e Alagoas e naqueles suspeitos de ocorrência do mormo.

Saiba mais:
Mormo em eqüídeos nos Estados de Pernambuco e Alagoas
Pesq. Vet. Bras. vol.20 n.4 Rio de Janeiro Oct./Dec. 2000




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Ocorrência de Mormo no Rio Grande do Sul

Importância da realização de necropsia

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...