Marcelo Sader

Produção Científica

Melhorando o manejo alimentar em criatórios de Tilápias

Pesquisadores tentam responder a seguinte questão: uma pequena alteração na estratégia alimentar em curso da tilápia pode prejudicar seu crescimento?

  fev 16, 2015     11:55
O objetivo do presente trabalho foi responder a seguinte questão: uma pequena alteração na estratégia alimentar em curso da tilápia pode prejudicar seu crescimento? Na fase inicial do estudo, os peixes foram igualmente distribuídos e mantidos por duas semanas em quatro tanques.

Nos tanques nº 1 e 2, a ração foi fornecida aos peixes em três refeições iguais às 8, 12 e 16h ou às 9, 13 e 17h, respectivamente. Nos tanques nº 3 e 4, havia apenas uma refeição diária às 9 ou 10h, respectivamente. Na segunda fase (8 semanas), os peixes do tanque nº 1 foram distribuídos em dez tanques de 100 L em dois grupos: o grupo 8-12-16, os peixes foram sempre alimentados às 8, 12 e 16h; e o grupo 8-12-16/9-13-17, os peixes foram alimentados às 8, 12 e 16h, nas primeiras quatro semanas, e às 9, 13 e 17h, nas quatro últimas semanas. Os peixes do tanque nº 2 foram distribuídos em cinco tanques de 100 L e suas refeições foram mantidas inalteradas.

Os mesmos procedimentos foram utilizados nos tanques nº 3 e 4. O atraso de 1 h no fornecimento de ração reduziu significativamente a sobrevivência dos peixes.

veja mais...




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...