Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Infarto renal

Descrição histopatológica detalhada do infarto renal, ilustrada com fotomicrografia

  abr 14, 2015     10:50
Infarto renal
Fotomicrografia de corte histológico de rim, corado pela hematoxilina-eosina, mostrando áreas cortical e medular. Na cortical nota-se numerosos corpúsculos renais, com sua respectiva cápsula de Bowman, com folheto parietal, revestido por epitélio plano simples, espaço capsular e capilares glomerulares, podócitos e matriz mesangial.

Há numerosos túbulos contornados proximais e distais, o que caracteriza histologicamente o órgão em questão. Escaneando-se os diferentes campos histológicos, mormente em menor aumento, nota-se área focal, comprometendo desde o limite da cortical ao final da medular, caracterizada por modificação evidente da afinidade tintorial, tornando-a predominantemente acidófila, em virtude da perda da definição do epitélio tubular, que transformou-se em massa amorfa e acidófila, contudo, com preservação do arcabouço arquitetural tubular.

O estroma fibrovascular, de entremeio aos túbulos modificados, também exibe perda de seus elementos constitutivos, celulares e vasculares. Nota-se ainda, na área descrita, presença de grande quantidade de eritrócitos extravasados, caracterizando quadro de hemorragia.

O padrão lesional, com preservação do arcabouço arquitetural de componentes do órgão, aliado à delimitação e circunscrição da área comprometida, nos remete ao diagnóstico de NECROSE DE COAGULAÇÃO.

Diagnóstico: INFARTO RENAL E NECROSE DE COAGULAÇÃO RENAL




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Revisão de Histologia
Revisão de Histologia

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Necrose de coagulação em vídeo
Necrose de coagulação em vídeo

Necrose de coagulação
Necrose de coagulação

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...