Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Importância da realização de necropsia

A realização da necropsia torna-se determinante ao apontar a real causa de morte do animal e pode, em certos casos, ser a única maneira de determinar o diagnóstico de forma precisa

  abr 25, 2015     11:54
O exame necroscópico traz informações de interesse ao tutor/criador do animal e ao médico veterinário clínico/cirurgião responsável pelo caso.

A necropsia consiste em um exame complexo, realizado no cadáver de um animal. Lembrando que o mesmo se aplica a seres humanos, que também são animais. Recomenda-se que a necropsia seja executada, sempre que possível, por um patologista veterinário.

O processo envolve a avaliação minuciosa e sistemática de órgãos, tecidos e cavidades. Seu objetivo principal é a determinação da causa de morte. O exame deve seguir técnicas já consagradas que permitem a detecção e análise de doenças infecciosas, processos degenerativos, formações neoplásicas, condições congênitas, traumas entre outras possibilidades.

Durante o processo de necropsia, dependendo do tempo decorrido desde o óbito e das condições de conservação do cadáver, é possível realizar análises hematológicas, bioquímicas, microbiológicos, técnicas moleculares, exames de imagem, urinálise, histopatológico, toxicológico, dentre outros.

Após a realização da necropsia, o cadáver do animal pode ser reconstituído e devolvido ao tutor para cremação ou enterro, ou pode ser apenas encaminhado para a prefeitura para incineração.

Algumas das principais situações onde a necropsia se faz extremamente necessária, são onde se suspeita de doença infecciosa e existem outros animais no mesmo ambiente; em caso de doenças de caráter zoonótico; onde há sinais de intoxicação acidental ou intencional; para o caso de animais recém-adquiridos.

Além desses, todos os casos em que haja o menor potencial jurídico por suspeitas, como maus-tratos, abuso e principalmente erro médico, recomenda-se que a necropsia sirva de subsídios para a determinação ou refutação das suspeitas de negligência, imperícia ou imprudência. Ela deve ser bem documentada e complementada com registros fotográficos de toda e qualquer alteração que o cadáver venha a apresentar.

A realização de uma necropsia é uma oportunidade consistente de aprendizado para o profissional. Inicialmente, em relação aos órgãos e sistemas e continuamente em relação aos processos patológicos e aos agentes etiológicos, tratamentos ou procedimentos clínico-cirúrgicos. Muitas vezes, são esses exames necroscópicos que auxiliam o profissional na identificação e diagnóstico rápido e preciso futuramente.

Para saber mais, veja:
A importância da necropsia em medicina veterinária
Paulo Vargas Peixoto
Cláudio S. L. Barros
Patologia veterinária forense: aplicação, aspectos técnicos e relevância em casos com potencial jurídico de óbito de animais. Revista Clínica Veterinária, n. 112, p. 58-72. 2014.
Salvagni, F.A.; De Siqueira, A.; Maria, A.C.B.E.; Mesquita, L.P.; Maiorka, P.C.
Non-accidental injuries found in necropsies of domestic cats: a review of 191 cases. Journal of Feline Medicine and Surgery, v.14, n.10, p. 723-728. 2012
de Siqueira, Adriana
Cassiano, Fabiana Cecilia
de Albuquerque Landi, Marina Frota
Marlet, Elza Fernandes
Maiorka, Paulo Cesar
Necropsy: A Handbook and Atlas Hardcover - 2011
Henrik Elvang Jensen
ISBN-13: 978-8791319556 ISBN-10: 8791319552
Pathologic Basis of Veterinary Disease
M. Donald McGavin ; James F. Zachary
ISBN: 9780323058261




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Caçadores não tem escrúpulos, mas tem medo!
Caçadores não tem escrúpulos, mas tem medo!

Campanha irreverente visa a proteção de ursos asiáticos
Campanha irreverente visa a proteção de ursos asiáticos

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Necrose de coagulação
Necrose de coagulação

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...