Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Fitoterapia no controle de verminose em bovinos

Estudo busca determinar a eficácia in vitro do extrato hidroalcoólico de Artemisia annua frente a alguns endoparasitas de importância na bovinocultura

  mar 30, 2015     17:06
Fitoterapia no controle de verminose em bovinos
O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, ficando atrás apenas da Índia, de maneira que, eventuais quedas nos índices de produtividade representam prejuízos econômicos para o País na mesma proporção.

Diversas universidades e centros de pesquisa conceituados no Brasil já estudaram o impacto da verminose na pecuária nacional. Para citar apenas um deles, estudo publicado na Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, em julho de 2014, aponta prejuízos anuais da ordem de US$ 14 bilhões.

O controle de endoparasitas geralmente é realizado de forma intensiva, com o uso indiscriminado de anti-helmínticos comerciais, sem considerar os fatores epidemiológicos envolvidos. Veterinários são frequentemente deparados com rebanhos com alta incidência de parasitas resistentes a esses produtos.

Resíduos químicos no meio ambiente gerando desequilíbrios ecológicos e a contaminação de produtos de origem animal, também são problemas decorrentes do uso inadequado de produtos comerciais.

Um número crescente de pesquisadores estão considerando utilizar medicamentos fitoterápicos como opção no controle.

Um estudo recente, realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com apoio da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), comprovou a atividade ovicida e larvicida da Artemisia annua, também conhecida como Erva-de-São-João, sobre parasitas gastrintestinais de bovinos.

Segundo os pesuisadores "Os exames bioquímicos apontaram a presença de diversos compostos químicos que possuem a capacidade de combater parasitas, tanto direto como indiretamente, apontando um possível sucesso no controle anti-helmíntico na bovinocultura".

Fonte:
Atividade ovicida e larvicida do extrato hidroalcoólico de Artemisia annua sobre parasitas gastrintestinais de bovinos
Arq. Bras. Med. Vet. Zootec. vol.67 no.1 Belo Horizonte fev. 2015




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...