Marcelo Sader

Tecnologia Aplicada

Fármacos nanoencapsulados para uso na pecuária

No setor pecuário, há uma expectativa grande da entrada de fármacos veterinários nanoencapsulados no mercado, o que pode ser claramente impactante.

  jan 30, 2015     09:51
Fármacos nanoencapsulados para uso na pecuária
Considerada como um conjunto de atividades ou mecanismos que ocorrem em uma escala extremamente pequena, mas que tem implicações no mundo real, a nanotecnologia está presente nos chips e nas memórias dos computadores, em vários equipamentos eletrônicos, o que tem impacto em todas as áreas de aplicação como engenharia, medicina, veterinária, educação e agricultura, entre outras. Ao se posicionar o impacto econômico da nanotecnologia, a escala passa a ser a dos bilhões de dólares, justamente pelo seu elevado potencial de aplicação nos mais diversos setores industriais. As oportunidades de investimentos são muitas, especialmente no campo da pesquisa.

A Embrapa investe nessa área desde a segunda metade da década de 90 e, atualmente, coordena uma rede nacional de pesquisa, que congrega institutos de pesquisa e universidades, além de contar, desde 2009, com o Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), em São Carlos (SP), localizado na Embrapa Instrumentação. Diversas linhas de pesquisa em áreas consideradas da fronteira do conhecimento humano são desenvolvidas nesse laboratório da Embrapa Instrumentação.

No setor agropecuário, de forma mais geral, são identificadas tecnologias, principalmente no setor de defensivos agrícolas, com tecnologias em fertilizantes. Os produtos comercializados em defensivos restringem-se a nanocápsulas para liberação controlada ou retardada do princípio ativo (o pesticida per se). Estão nesta categoria, principalmente, herbicidas em que a alegada vantagem estaria na liberação direcionada do princípio ativo e sua proteção contra intempéries. No caso pecuário, não são identificadas tecnologias significativas. No entanto, há uma expectativa grande da entrada de fármacos veterinários nanoencapsulados no mercado, o que pode ser claramente impactante.

Fonte: Agro Analysis - A revista do Agronegócio da FGV




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

  1. visitante

    Anônimo     março 12, 2015    16:07

    Responder

    Oi Marcelo! Parabéns por seu novo site! Muito legal e informativo! Vou promulgar ele e pedir isso aos meus amigos tbm! Boa sorte! Abraços

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...