Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Encantadora de tubarões

Cristina Zenato é uma mergulhadora italiana conhecida mundialmente por seu trabalho com tubarões. Conheça sua técnica de Imobilização Tônica

  fev 20, 2015     16:24
A técnica chamada de Imobilização Tônica, foi descoberta por acaso e foi desenvolvida ao longo de muitos anos. Ela consiste em esfregar com a mão suavemente as centenas de poros ou pequenas aberturas chamadas de Ampolas de Lorenzini, localizadas ao redor da boca e do nariz do tubarão.

As Ampolas de Lorenzini são órgãos sensoriais eletrorreceptores que detectam vibrações ou movimento no campo eletromagnético ao redor do tubarão. Por um motivo ainda desconhecido, ao ser acariciado, ele entra em imobilidade tônica e fica em um estado natural de paralisia por até 15 minutos.

Nascida em 21/12/1970, Cristina Zenato, cresceu nas florestas do Congo e há mais 20 anos é instrutora de mergulho nas Bahamas, mas nada com tubarões desde os oito anos de idade. Aproveita o período em que adormece os tubarões, para lhes retirar os parasitas e até mesmo anzóis enroscados em suas bocas. Usa também suas habilidades para educar outros mergulhadores, prestar consultorias a aquários, programas educacionais e principalmente em campanhas contra a caça predatória de tubarões motivada pela demanda de suas barbatanas.

Exploration, Education, Conservation




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...