Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Emissões de gases de efeito estufa provenientes da bovinocultura

Pesquisadores da Itália e Estados Unidos seguem diretrizes do IPCC para estimar emissão de gases de efeito estufa por bovinos

  mar 29, 2015     20:36
Emissões de gases de efeito estufa provenientes da bovinocultura
Ao ler o abstract deste trabalho, indicando que países desenvolvidos emitem menos Gases de Efeito Estufa (GEE) que os países em desenvolvimento, tem-se a impressão de que, estudos com conclusões como estas, serão ser usados para justificar recomendações futuras, sugerindo ações que deverão ser custeadas pelo contribuinte.

O estudo foi realizado por pesquisadores da University of Siena (Siena, Itália), Carnegie Institution for Science (Califórnia, EUA) e University of California (EUA).

Foram estimadas as emissões de Gases de Efeito Estufa associados à pecuária em 237 países e 11 categorias de animais durante o período 1961-2010.

Segundo o estudo, em 2010 as emissões de metano e óxido nitroso vinculados à pecuária mundial representaram aproximadamente 9% do total de emissões de GEE. Emissões globais de GEE da pecuária aumentou 51% durante o período analisado, principalmente devido ao forte crescimento das emissões de países em desenvolvimento.

Os resultados apontam que nos países desenvolvidos, as emissões diminuíram (-23%), sendo que, carne e leite são a maior fonte de emissões de gado (74% das emissões globais de gado).

Dado que os países desenvolvidos tendem a apresentar menores emissões de GEE de equivalente CO2 por unidade de PIB e por quantidade de produto gerado na pecuária, a quantidade de riqueza gerada por unidade de GEE emitida a partir da pecuária pode ser aumentada através da melhoria das práticas adotadas na bovinocultura de carne e leite e o estado geral do desenvolvimento econômico destes países.

Nossos resultados revelam detalhes importantes de como a produção de gado e as emissões de GEE associadas ocorreram no tempo e no espaço.

Para saber mais acesse:
Global and regional trends in greenhouse gas emissions from livestock
Climatic Change. September 2014, Volume 126, Issue 1-2, pp 203-216





Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...