Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Embolia séptica hepática

Descrição histopatológica detalhada da embolia séptica hepática, ilustrada com fotomicrografia

  abr 11, 2015     09:01
Fotomicrografia de corte histológico de fígado de animal da espécie canina, corado pela hematoxilina-eosina, com seus componentes histológicos característicos, que permitem diagnosticá-lo, representados pelos hepatócitos, espaços-porta com seus componentes constituintes clássicos (ramos da veia porta, artéria hepática, ductos biliares e sinusoides, além da veia hepática terminal).

O que há de achado relevante no corte é a presença de colônias bacterianas no lúmen sinusoidal e , eventualmente, no parênquima hepático. A presença dessas bactérias fora do compartimento microvascular do lóbulo hepático incita resposta de natureza inflamatória focal.

Diagnóstico: EMBOLIA SÉPTICA HEPÁTICA.

Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Edema e hemorragia pulmonar
Edema e hemorragia pulmonar

Revisão de Histologia
Revisão de Histologia

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...