Regina Ripamonti

Atualidades e Meio Ambiente

Dognition: defina o perfil de inteligência de seu cão

Conheça o site com testes em forma de jogos com o objetivo de reunir informações sobre o comportamento de cães e seus tutores

  mai 18, 2015     12:08
Dognition: defina o perfil de inteligência de seu cão
Dognition é um site de autoria e coordenadoria de projeto, de Brian Hare, especialista em psicologia canina e antropólogo na Duke University, na Carolina do Norte, EUA e co-autor do livro Seu cachorro é um gênio! Como os cães são mais inteligentes do que se pensa (The Genius of Dogs: How dogs are smarter than you think).

O Dognition disponibiliza testes para serem aplicados nos cães, em forma de jogos, cujos resultados são utilizados para definir o perfil de inteligência do animal. Os resultados observados, traçam o perfil cognitivo do animal, que se traduz em comportamento. Os jogos duram de 15 a 30 minutos cada. E testam diferentes tipos de habilidade canina, como empatia, comunicação, memória e raciocínio. As informações coletadas facilitam o adestramento e a identificação de cachorros aptos a designar atividades específicas como a de cão-guia, por exemplo. Jogue e descubra o perfil do seu cão.

O serviço oferecido pelo site Dognition pode ser utilizado gratuitamente, pois este pretende ser o maior banco de dados do mundo sobre cães. Até hoje, o maior estudo sobre cães contou com dados de 15 mil cachorros. Essa plataforma online tem potencial para reunir informações de milhões de cães e influenciar o desenvolvimento de novas técnicas de adestramento. Alguns jogos e ferramentas especiais tem custo que variam, de acordo com o plano.

Segundo Brian Hare, não há estudos que, de fato, comprovem que determinadas raças de cães são mais espertas que outras. Cachorros diferentes usam estratégias e abordagens particulares para resolver problemas. Há vários tipos de inteligência comportamental. Um estilo cognitivo pode ser melhor em um contexto que em outro e não é correto compará-los.

Saiba mais:
Conheça os outros especialistas do Dognition




Autor

Regina Ripamonti

Formada em Biologia e Pedagogia e com mais de 25 anos de atuação na área de Educação, Regina Ripamonti usará seu espírito investigativo e crítico para trazer assuntos de interesse veterinário e de educação ambiental, na busca de redefinição das relações do ser humano com o meio ambiente e a reafirmação de sua interdependência.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...