Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Dermatite aguda

Descrição histopatológica detalhada da dermatite aguda, ilustrada com fotomicrografia

  mar 10, 2015     11:16
Dermatite aguda
Fotomicrografia de corte histológico de pele fina, corada pela hematoxilina-eosina, com epitélio delgado, do tipo pavimentoso estratificado, com escassez de camadas e derme subjacente com numerosos anexos dérmicos.

Nota-se área de lesão com solução de continuidade da epiderme à derme profunda, onde se observa, na superfície presença de coágulo sanguíneo, com plasma e fibrina e, no tecido conjuntivo vascularizado da derme subjacente, infiltrado inflamatório composto, predominantemente de polimorfonucleares (neutrófilos).

Essa lesão foi induzida experimentalmente, com lâmina de bisturi e o retalho de pelo foi coletado 24horas após, com a finalidade de evidenciar o tipo de resposta a agressão traumática e a evolução do processo de reparação por cicatrização, nos tempos subsequentes.

Diagnóstico: CICATRIZAÇÃO COM 24 HORAS DE EVOLUÇÃO.

Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Pielonefrite aguda em vídeo
Pielonefrite aguda em vídeo

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Antracose pulmonar
Antracose pulmonar

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...