Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Degeneração vacuolar hepática

Descrição histopatológica detalhada da degeneração vacuolar hepática, ilustrada com fotomicrografia

  fev 20, 2015     14:54
Degeneração vacuolar hepática
Fotomicrografia de corte histológico de fígado de bovino, corado pela hematoxilina-eosina, evidenciando espaços-porta, com ramos da artéria hepática, veia porta, ductos biliares e eventualmente linfáticos.

Nota-se no centro do lóbulo hepático a veia hepática terminal, além de sinusóides interligando-a com espaços-porta e trabéculas duplas de hepatócitos distribuídos de forma radial ou radiada em cada lóbulo. Ao observar, já em pequeno aumento, os diferentes campos histológicos, nota-se áreas extensas e focais, com hepatócitos mostrando a quase totalidade de área de citoplasma, ocupada e ou substituída por vacúolo claro, bem definido e notadamente bem delimitado, de cor clara.

Em decorrência da presença desses vacúolos, nota-se que o núcleo dos hepatócitos encontra-se deslocado para a periferia do citoplasma. Apesar dessa mudança drástica de posição do núcleo, percebe-se que o mesmo encontra-se com suas características histológicas preservadas, ou seja, não se observa figuras de degeneração nuclear.

Alguns hepatócitos, de entremeio aos descritos, exibem pequenos e numerosos vacúolos citoplasmáticos, ao invés de macrovacúolos (degeneração vacuolar microgoticular). Nesses casos, não se observa o deslocamento do núcleo, permanecendo o mesmo em sua posição central.

Diagnóstico: DEGENERAÇÃO VACUOLAR, PREDOMINANTEMENTE MACROVACUOLAR.

Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Degeneração vacuolar hepática em vídeo
Degeneração vacuolar hepática em vídeo

Patologia, Histopatologia, Função e Disfunção
Patologia, Histopatologia, Função e Disfunção

Comentários

  1. visitante

    Natália     outubro 30, 2015    15:41

    Responder

    Obrigada por terem desenvolvido essa ferramenta tão magnífica para nos auxiliar, continuem esse trabalho maravilhoso, a melhor matéria da Vet e os melhores professores :)

  2. visitante

    francielle     março 31, 2015    13:02

    Responder

    Estou adorando o netvet. tem me auxiliado muitos nas provas e revisões das aulas... espero que continue as publicações, é de fácil e entendimento e ótimo para fazer comparações com as aulas.

    1. Edson     abril 01, 2015    09:45

      Obrigado pelo retorno Francielle. Bons estudos!

      visitante
  3. visitante

    EVERTON     março 10, 2015    20:47

    Responder

    ok

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...