Marcelo Sader

Produção Científica

Curvas de crescimento de diferentes linhagens de tilápias

Trabalho avalia curvas de crescimento de linhagens de tilapias do Nilo cultivadas em diferentes temperaturas

  fev 16, 2015     11:59
Avaliou-se o crescimento de tilápias das linhagens Vermelha, GIFT e Supreme. Os peixes foram cultivados em sistemas de recirculação em tanques de 0,5 m³ nas temperaturas de 22, 28 e 30°C. Amostras aleatórias de 20 peixes de cada linhagem (10 peixes tanque-1) foram pesadas aos 7, 30, 60, 90 e 120 dias de cultivo. O modelo exponencial (y = AeKx) e o modelo de Gompertz (y = Aexp(-Be-Kx)) foram ajustados e as estimativas dos parâmetros foram obtidas por Quadrados Mínimos Ponderados.

A 22°C o crescimento das linhagens Vermelha, GIFT e Supreme e o ajuste do modelo exponencial foram semelhantes. As linhagens GIFT e Supreme apresentaram maior taxa de crescimento a 30°C quando comparadas à linhagem Vermelha. Pode-se observar influência da temperatura no peso e idade ao ponto de inflexão. A temperatura de cultivo influencia a descrição do crescimento de tilápias das linhagens Vermelha, GIFT e Supreme, alterando a idade e o peso ao ponto de inflexão, a qualidade dos ajustes dos modelos e a uniformidade dos lotes.

veja mais...




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...