Marcelo Sader

NetVet News

Conselho Federal de Medicina Veterinária cria núcleo de gestão do conhecimento

Além de manter sua principal publicação, a Revista CFMV, com acesso livre, a entidade divulga a construção de um repositório de informações

  mar 18, 2015     22:42
O CFMV divulgou no site oficial a criação de um núcleo forte de gestão do conhecimento, onde texto, imagem, notícia, legislação ou vídeo são elementos de um repositório de informações. O sistema é caracterizado como "Banco de Conhecimento Educacional" e foi batizado de "arca". Não há informações sobre quando será concluído e como será o formato de acesso.

O órgão mantém ainda, desde 1995, a publicação da Revista CFMV, editada quadrimestralmente e destinada à divulgação de trabalhos técnico-científicos (revisões, artigos de educação continuada, artigos originais) e matérias de interesse da Medicina Veterinária e da Zootecnia. A distribuição é gratuita aos inscritos no Sistema CFMV/CRMVs e aos órgãos públicos. Sua versão online é de acesso livre.

O Sistema CFMV/CRMVs é formado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária, com sede em Brasília, e pelos 27 Conselhos Regionais que contemplam todos os estados do País.

Os conselhos profissionais são entidades que se destinam ao controle e fiscalização de determinadas profissões regulamentadas. O Supremo Tribunal Federal considerou que, por se tratar de função típica de Estado, o controle e a fiscalização do exercício de atividades profissionais não poderia ser delegado a entidades privadas. Disso resultou o entendimento de que os conselhos profissionais teriam natureza autárquica. Portanto, não seriam meros entes de colaboração, mas pessoas jurídicas de direito público.

Para saber mais acesse:
Site oficial do CFMV;
Sobre o Banco de Conhecimento Educacional;
Revista do CFMV.




Autor

Marcelo Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...