Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Caracterização do pasto e da extrusa de novilhas Girolanda, em pastagem de Brachiaria decumbens

Avaliação das características do pasto e da extrusa de novilhas Girolanda, submetidas a três taxas de lotação, em pastagem de capim Brachiaria decumbens Stapf., em diferentes períodos de avaliação.

  jan 29, 2015     20:05
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características do pasto e da extrusa de novilhas Girolanda, submetidas a três taxas de lotação, em pastagem de capim Brachiaria decumbens Stapf., em diferentes períodos de avaliação.

Foram utilizadas seis novilhas da raça Girolanda e os tratamentos foram constituídos por diferentes taxas de lotação (2, 4 e 6 UA); cada bloco foi formado por três piquetes. O delineamento foi de blocos ao acaso em parcelas subdivididas com medidas repetidas no tempo.

A taxa de bocados dos animais variou com o período de avaliação, com valores de 41 bocados min.-1 (Período 1) e 33 bocados min.-1 (Período 3). A taxa de bocados reduziu ao longo dos períodos de pastejo com valores de 41 a 33 bocados min.-1 Já o tamanho do bocado apresentou valores maiores nos períodos de avaliação 2 e 3, na taxa de lotação 2 UA (0,40 e 0,43 g MS bocado-1).

A matéria seca da extrusa apresentou valores maiores no 3° (15,0% de MS) e 2° (17,4% de MS) dia de pastejo. O aumento no teor de proteína bruta da extrusa ocorreu no terceiro período de pastejo (14,4%) e no teor de fibra em detergente neutro (75,3%).

Acta Sci., Anim. Sci. vol.33 no.2 Maringá abr./jun. 2011




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...