Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Capim-piatã e sorgo na alimentação de gado de corte

Produtividade e valor nutritivo de capim-piatã e sorgo de corte e pastejo em diferentes idades de corte no estado do Mato Grosso do Sul

  jan 29, 2015     20:13
Objetivou-se avaliar a influência da idade de corte sobre a produtividade e valor nutritivo de capim-piatã e sorgo de corte e pastejo, em sistema de integração lavoura-pecuária. O experimento foi realizado na Embrapa Gado de Corte, Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul, no período de abril a outubro de 2009. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições.

Os tratamentos foram dispostos em esquema de parcelas subdivididas, com três sistemas de cultivo na parcela (capim-piatã em monocultivo; sorgo de corte e pastejo em monocultivo; consórcio de sorgo de corte e pastejo + capim-piatã), e três idades de corte na subparcela (70, 90 e 110 dias após a semeadura). As variáveis avaliadas foram: características agronômicas, produtividade e valor nutritivo. Observou-se efeito da idade de corte, independente dos sistemas avaliados nas variáveis de características agronômicas e digestibilidade in vitro da matéria orgânica (DIVMO).

A produtividade foi de 4.048 kg ha-1 no sistema de integração. Independentemente da idade de corte, o sorgo em monocultivo apresentou os maiores teores de proteína bruta (PB). A integração de sorgo e capim-piatã foi vantajosa para produtividade de forragem. Aos 70 dias após a semeadura, as forrageiras apresentaram maior teor de PB e DIVMO.

veja mais...




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...