Marcelo Silva Sader

Tecnologia Aplicada

Biólogo e veterinária criam softwares de anatomia interativa 3D

Os softwares são usados como ferramenta de estudo complementar nas aulas de anatomia veterinária

  fev 26, 2015     19:36
Victor Skrabe, sócio-diretor da Biosphera, começou a trabalhar com imagens tridimensionais na época da conclusão do curso de Biologia, na Universidade Federal de São Carlos.

Em seu trabalho de monografia, criou uma animação descrevendo os passos da glicólise. Depois de vários trabalhos para área de medicina humana, resolveu criar produtos para medicina veterinária. Disponíveis no mercado deste 2010, os softwares 3D permitem uma navegação pelas estruturas do cão, cavalo, rato de laboratório (Rattus norvegicus) e uma espécie de perereca (Agalychnis callidryas).

Para criar um produto com excelente qualidade e que atenda as expectativas de um mercado exigente, os softwares foram projetados e desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de profissionais, que inclui especialistas e modelagem 3D, veterinários, biólogos e programadores.

O resultado tem sido aprovado por professores e alunos. Segundo Victor, a maioria de seus clientes são professores universitários de cursos de medicina veterinária que utilizam o software como ferramenta auxiliar de ensino nas aulas de anatomia. A qualidade das imagens e facilidade de navegação surpreendem. Apenas com o uso do mouse é possível girar a peça, ampliá-la e ver os detalhes das estruturas e visualizar os nomes que as identificam.

Com esta ferramenta o usuário poderá visualizar os sistemas isoladamente ou em qualquer combinação, em diferentes ângulos e graus de aproximação. No caso do cão e cavalo, é possível navegar pelas estruturas internas como ossos do esqueleto, musculatura, ligamentos, sistemas nervoso, digestório, urinário, reprodutor, respiratório e circulatório.

O software Anatomia Simplificada de Rato 3D representa o modelo da espécie de rato mais usada em laboratório, o Rattus norvegicus. Neste caso não estão disponíveis a musculatura, ligamentos e o sistema linfático. Já o software "Esqueleto de Anfíbio 3D" possibilita a visualização da perereca (Agalychnis callidryas), permitindo observar o corpo e o esqueleto do animal, em qualquer ângulo e grau de aproximação.

O Software Anatomia das Aves em 3D é um produto criado com a proposta de ser um ponto de partida para aqueles que desejam estudar ou ensinar zoologia, ornitologia e biologia das aves. Como ainda está em fase de desenvolvimento, a empresa oferece a opção de pré-compra da versão beta, completamente funcional. Este novo projeto da empresa foi criado em parceria com a ornitóloga Natália Allenspach do site A Passarinhóloga.

Alguns destes softwares estão traduzidos para o inglês, francês, espanhol e japonês. Victor não pretende parar por ai e já está trabalhando na versão com descrição das estruturas atendendo os padrões estabelecidos pela NAV - Nomina Anatômia Veterinária, que determina que todos os nomes devem ser descritos em Latim.

Os softwares são compatíveis com Windows XP, Vista, Windows 7 e 8, além do Mac OSX. Alguns deles já possuem versão para tablet e Ipad.

Para saber mais acesse:






Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

  1. visitante

    David     março 09, 2016    23:32

    Responder

    Es bien ayuda a toda clase de estudio topografico y por zonas y planos

  2. visitante

    David     março 09, 2016    23:32

    Responder

    Es bien ayuda a toda clase de estudio topografico y por zonas y planos

  3. visitante

    Nilson     março 05, 2015    22:20

    Responder

    OI TUDO BEM ? EU ME CHAMO NILSON JOSÉ E GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSA ÁREA DE EQUINO E BOVINO A MORFOLOGIA E TODO SISTEMA DIGESTÓRIO E SOU TÉCNICO EM VETERINÁRIO E ESSE ANO VOU FAZER MEDICINA VETERINÁRIA AGRADEÇO DESTE JÁ

    1. Marcelo Silva     março 06, 2015    11:17

      Olá Nilson. Não tenha pressa, você vai aprender tudo isso e muito mais na faculdade. Por enquanto, sugiro se familiarizar com alguns sites onde é possível pesquisar em base de dados de trabalhos científicos. No Brasil, o SciELO (scielo.br) é uma das bibliotecas mais acessadas e com um acervo bem interessante. Caso tenha facilidade com o idioma Inglês, visite o Pubmed (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/). A equipe NetVet publicará, ao logo das próximas semanas, outros sites e dicas de pesquisa para veterinários e acadêmicos. Visite-nos regularmente. Bons estudos!

      visitante

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...