Edson Rodrigues Pereira

Histopatologia

Antracose pulmonar

Descrição histopatológica detalhada da antracose pulmonar, ilustrada com fotomicrografia

  mar 09, 2015     15:20
Antracose pulmonar
Fotomicrografia de corte histológico de pulmão, onde se observa espaços alveolares, revestidos por pneumócitos tipo I, septos de tecido conjuntivo vascularizado, brônquios e bronquíolos.

Ao examinar o corte como um todo, nota-se que a arquitetura histológica do órgão apresenta-se preservada. Contudo, já em menor aumento, nota-se, notadamente onde há bronquíolos e vasos e menos frequentemente em outras áreas, manchas enegrecidas, caracterizadas por agregados de macrófagos alveolares carreando consigo pigmento de coloração da cor referida.

Fica evidente que esse tipo de achado não compromete a estrutura do órgão.

Diagnóstico: ANTRACOSE PULMONAR.

Para compreender melhor acesse:

Veja também:
Bons estudos!




Autor

Edson Rodrigues Pereira

O histórico acadêmido do Edson foi construido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Graduado em 1986, concluiu o mestrado em Patologia Experimental e Comparada em 1992 e o doutorado em Patologia Experimental e Comparada em 1996. Atuou como coordenador do curso de Medicina Veterinária nas universidades de Guarulhos e Cruzeiro do Sul, e como professor das universidades Metropolitana de Santos, Anhembi-Morumbi . É membro da Rockefeler Foundation, representada no Brasil pela ABDL (Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças). Atualmente é professor da Universidade Anhembi-Morumbi.

Relacionados

Lâminas de Histopatologia
Lâminas de Histopatologia

Antracose pulmonar em vídeo
Antracose pulmonar em vídeo

Aulas de Patologia
Aulas de Patologia

Necrose de coagulação
Necrose de coagulação

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...