Marcelo Silva Sader

Produção Científica

Alho é usado no controle de nematódeos gastrintestinais em bovinos jovens da raça Holandesa

O objetivo deste estudo, realizado em Santa Maria, RS, foi avaliar o efeito anti-helmintíco da Alicina, substância ativa presente no alho

  mar 30, 2015     17:22
Alho é usado no controle de nematódeos gastrintestinais em bovinos jovens da raça Holandesa
Em estudo realizado nos laboratórios de Bovinocultura de Leite e de Doenças Parasitárias, pertencentes à Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (RS), buscou-se avaliar o efeito da atividade anti-helmíntica da Alicina, princípio ativo presente no alho e responsável pelos seus benefícios medicinais.

Foram utilizados 24 animais da raça Holandesa, com idade entre dois e dez meses, naturalmente infectadas, pertencentes ao rebanho leiteiro do Laboratório de Bovinocultura de Leite.

O estudo foi realizado entre os meses de abril e dezembro de 2009 e publicado na Revista Brasileira de Plantas Medicinais, edição de jul/set 2014. Os tratamentos foram efetuados com extrato alcoólico de alho a 60g e 120g/100Kg de peso vivo; extrato aquoso de alho a 60 e 120g/100kg de peso vivo; e o grupo controle positivo com albendazol a 10%.

A conclusão que os pesquisadores chegaram é que, em todos os grupos com fitoterápico, verificou-se controle parcial dos distintos gêneros de helmintos, havendo melhor resultado com o nível de 120g de alho sob extração aquosa.

Fonte:
Soluções de alho (Allium sativum L.) no controle de nematódeos gastrintestinais em bovinos jovens da raça Holandesa
Rev. bras. plantas med. vol.16 no.3 Botucatu July/Sept. 2014




Autor

Marcelo Silva Sader

Médico veterinário com especialização em análise de sistemas. Foi um dos precursores no desenvolvimento de sistemas para veterinários. Atualmente escreve para o NetVet News e trabalha em aplicativos e aplicações web para o mercado veterinário.

Relacionados

Comentários

Este post não possui nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

 


  Respondendo ...